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A vitamina B para quem faz exercício

Benefícios e fontes de Vitamina B
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Benefícios e fontes de Vitamina B

Quem pratica algum tipo de atividade física, sabe que necessita de nutrir o seu corpo com os nutrientes certos. Normalmente, o foco está nos macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono) e esquecemo-nos da enorme importância dos micronutrientes.

Apesar da importância dos macronutrientes, a verdade é que se não estás a consumir micronutrientes na quantidade aconselhada, o teu corpo não vai ter capacidade para funcionar corretamente e beneficiar do teu esforço e dedicação.

Os micronutrientes, também conhecidos como vitaminas e minerais, desempenham um papel muito importante na produção de energia, manutenção da massa óssea, proteção contra doenças, recuperação muscular e regulação de todo o nosso organismo.

Acerca da Vitamina B

As vitaminas do complexo B, em específico, são muito importantes para manter as funções normais do nosso organismo, como o sistema nervoso, o cabelo, fígado e aparelho digestivo. Além destas funções reguladoras,  são essenciais para a produção de energia, uma vez que participam no metabolismo de hidratos de carbono, lípidos e proteínas, transformando-os em energia.

A quantidade necessária desta vitamina é bastante reduzida, mas uma vez que o nosso organismo não é capaz de produzir esta vitamina, a única forma de obter a quantidade necessária é através da alimentação/suplementação. Estas vitaminas são solúveis em água e o excesso é eliminado através da urina. Por isso, é preferível que consumas alimentos na tua dieta que contenham bastante vitamina B.

Sintomas e consequências de falta de Vitamina B

Os sintomas da carência de vitamina B são variados e vão desde a facilidade em ficar cansado, irritabilidade, inflamação da boca, dores de cabeça a doenças mais graves como perda de peso, anemia, doenças cardiovasculares, infertilidade, incontinência e AVC.

É comum lermos em publicações referências à deificiência de Vitamina B na população mundial, sendo maior a incidência nos vegans.

Fontes de vitamina B

As vitaminas do complexo B são bastantes e diferentes, daí ser essencial ter uma alimentação variada com carne magra e bastantes legumes e vegetais.

Da vitamina B1 à B12, a maioria destas vitaminas encontra-se presente em alimentos como a carne, peixe, ovos, espinafres, feijão, lacticínios, batata, banana, fígado e frutos secos como a amêndoa e o amendoim.

A forma mais fácil de garantir que estás a tomar a quantidade certa de Vitamina B é a suplementação quer através de um multivitamínico, quer através da suplementação específica de vitamina B. Se este é um bom conselho para todas as pessoas, é algo obrigatório para quem segue uma dieta vegetariana ou vegan, pela ausência desta vitamina na sua alimentação diária.

Bons treinos!

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