Benefícios do Óleo de coco

óleo de coco orgânico virgem
Junta-te à conversa

Porque o Óleo de Coco é cada vez mais utilizado pelos portugueses

Nem sempre foi concensual a utilização do óleo de coco, com algumas divisões entre a comunidade médica. No entanto, nos últimos anos tem sido comprovado que é na realidade uma das gorduras mais saudáveis que podemos adicionar à nossa dieta. Não é por isso surpresa que seja a gordura de eleição na cozinha de muitos portugueses, uma vez que é mais saudável que os óleos tradicionalmente usados, como o óleo de girassol.

O que é óleo de coco?

É um óleo comestível extraído do coco e que é usado não só na dieta, mas também em diversos tratamentos estéticos. É constituído essencialmente por gorduras saturadas também conhecidas por triglicerídios de cadeia média (TCM).

Existem dois tipos de óleo de coco, o extra virgem e o refinado. O extra virgem é feito exclusivamente através da parte branca do coco fresco, sem aditivos e é a opção mais saudável. O  refinado é extraído do coco seco, contém aditivos, é refinado e uma opção menos saudável para a dieta.

Quando compramos óleo de coco para usar na alimentação é importante que compremos sempre virgem, de preferência orgânico e sem quaisquer substâncias adicionadas.

Benefícios do óleo de coco

Acelera o metabolismo

O óleo de coco aumenta o consumo energético do organismo através da estimulação da tireoide, que está diretamente ligada ao metabolismo. Além disso, os lípidos presentes são utilizados como fonte de energia no organismo, não sendo por isso armazenados no nosso corpo na forma de gordura.

Controla o desejo compulsivo de hidratos de carbono

O óleo de coco ajuda a manter níveis estáveis de glicose no sangue, não estimulando a criação de insulina e evitando o desejo compulsivo de hidratos de carbono (normalmente doces).

Muitas dietas são arruinadas por desejos compulsivos de comer algo com açúcar, que cause um pico de insulina e satisfação, apenas para horas depois termos novamente o mesmo desejo.

Manter os níveis de glicose estáveis é um dos segredos de uma dieta saudável bem-sucedida.

Ajuda a reduzir o colesterol

O bom funcionamento da tireoide promovido pelo consumo de óleo de coco tem um efeito positivo no controle do colesterol LDL, prejudicial para a nossa saúde. Ao mesmo tempo que promove o colesterol HDL, que é benéfico para o nosso organismo.

Níveis adequados de colesterol são essenciais para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico

O óleo de coco auxilia na proteção do organismo contra o ataque de bactérias e fungos nocivos à nossa saúde. Parte desta característica deve-se à presença do ácido láurico na sua composição.

Conclusão

O óleo de coco é saudável para o nosso corpo, quando consumido com moderação. É das gorduras mais saudáveis que podemos utilizar na nossa cozinha e tem uma excelente relação custo/benefício.

 

 

Os comentários estão fechados