Dextrose. O que é e para que serve

Dextrose. O que é e para que serve
Junta-te à conversa

Quem deve consumir dextrose e em que quantidades?

A dextrose é um dos suplementos mais consumidos por quem pratica musculação ou desportos de alta intensidade, como o crossfit, por ser uma fonte de hidratos de carbono de fácil e rápida absorção. Mas porque é que isto acontece? Esta e outras questões, têm resposta nas linhas que se seguem.

O que é a Dextrose e como pode ser usada?

É uma molécula de glicose obtida através de hidratos de carbono simples, como por exemplo o amido de milho. Por se tratar de uma molécula extremamente simples, é rapidamente absorvida pelo nosso organismo, fornecendo assim hidratos de carbono aos músculos de forma extremamente eficaz.

Como tem um elevado índice glicémico, vai ser rapidamente absorvida no intestino, elevando os níveis de açúcar no sangue e consequentemente causando um pico de glicose. Este pico de glicose vai estimular a criação de insulina, que tem um papel essencial na reposição de glicogénio das fibras musculares, estimulando o seu crescimento.

Em resumo, a dextrose auxilia a rápida reposição de glicogénio nos músculos, prevenindo assim o catabolismo, acelerando a recuperação muscular e o desenvolvimento dos músculos.

Quando deve ser tomada?

A dextrose é melhor opção para alimentar os músculos assim que o treino termina.

A verdade, é que a maioria de nós não consegue consumir uma boa refeição logo após o treino, de forma a repor os níveis de proteína e glicogénio ideais para promover a recuperação e crescimento muscular. É neste contexto que a dextrose tem um papel fundamental, pois oferece exatamente o tipo de hidratos de carbono que necessitas quando mais necessitas.

A boa notícia é que além de ser um excelente suplemento, funciona na perfeição em conjunto com proteína whey e deve mesmo ser sempre combinada com proteína. Desta forma, evita-se o catabolismo e otimiza-se a absorção de nutrientes, quando temos uma maior necessidade de o fazer.

A sua maior arma é a sua conveniência. Tal como a proteína whey, a dextrose pode ir contigo para todo o lado, sendo bastante fácil de utilizar (basta juntar água) e muito maleável.

A Dextrose engorda?

Sendo a dextrose um açúcar simples, muitas pessoas são levadas a pensar que poderão engordar ao tomar este suplemento. A verdade é que ao tomar dextrose após o treino, o teu metabolismo vai estar acelerado e o teu corpo está a pedir nutrientes de forma a iniciar a sua recuperação.

Outro fator em ter em conta é a quantidade. Deves adequar a quantidade que tomas ao treino que fizeste. Num treino mais intenso onde queimas-te mais calorias deves consumir mais nutrientes do que após um treino leve. Além disso, deves sempre ter em conta as calorias que ingeres ao longo do dia de forma a melhor enquadrares os suplementos de proteína e dextrose dentro da tua dieta.

Cuidados a ter

A dextrose não deve ser tomada por diabéticos, uma vez que aumenta bruscamente os níveis de açúcar no sangue. Não deve também ser tomada nos dias em que não treinas, uma vez que não terás a necessidade de ingestão de hidratos de carbono simples no teu organismo.

Bons treinos!

Os comentários estão fechados