PREÇOS MAIS BAIXOS
POUPE ATÉ 60%
ENTREGA GRÁTIS
ENCOMENDAS ACIMA DE 55€
CONFIANÇA
TRANSPARENTE, TESTADA
MAIOR VARIEDADE
1200+ PRODUTOS

Magnésio e massa muscular

beneficios magnesio musculação
Junta-te à conversa

O magnésio tem mais utilidades para os atletas do que se imagina

Apesar de não ser tão falado como a proteína whey e a creatina, por ser um mineral, o magnésio tem funções anabólicas muito interessantes para os praticantes de musculação. E muitas outras utilidades para todos os atletas.

É um mineral essencial ao bom funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo, e é parte essencial da constituição dos nossos ossos e músculos. Este mineral está também envolvido em mais de 300 reações enzimáticas, sendo por isso essencial na síntese de proteína, actividade cardíaca e metabolismo.

Onde podemos encontrar magnésio?

Como quase todos os minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo, é possível encontrar o magnésio na nossa alimentação. Os alimentos mais ricos neste mineral são os espinafres, sementes de abóbora, grãos de soja, cavala, abacate, banana, chocolate amargo, couve, amêndoas, feijão preto e salmão.

Apesar de estar presente em vários alimentos a verdade é que é bastante comum os atletas terem deficiência deste mineral, principalmente em desportos onde se sua bastante.

A dose diária recomendada varia entre mulheres e homens, estando à volta dos 200 gramas para mulheres e 400 gramas para os homens.

Benefícios

O magnésio tem bastantes benefícios para o organismo, por isso vamos agora explicar alguns:

Aumento da testosterona

A testosterona tem um papel fundamental na construção muscular e na performance desportiva. Uma ingestão regular de magnésio ajuda a manter os níveis de testosterona altos no organismo e quando há uma quebra na ingestão deste mineral, os níveis de testosterona descem abaixo do normal.

Aumento da síntese de proteína

O magnésio é essencial na síntese proteica, por auxiliar ao bom funcionamento das nossas enzimas e consequentemente gerar um maior crescimento muscular.

Melhora a qualidade de sono

O magnésio tem um efeito calmante no nosso organismo, ajudando na qualidade do sono e reduzindo o número de vezes que acordas durante a noite. É por isso parte essencial de suplementos, como o ZMA, que é normalmente tomado cerca de 30 minutos antes de dormir.

Além destes grandes benefícios, o consumo das quantidades corretas evita doenças digestivas, previne osteoporose, previne a depressão, melhora algumas funções cerebrais e reduz o stress.

Sintomas de carência de magnésio

Existem alguns sintomas de carência deste mineral no nosso organismo, dos quais destacamos a fraqueza muscular, enfraquecimento ósseo, dores de cabeça e espasmos.

Alguns maus hábitos alimentares causam deficiência de magnésio, como por exemplo uma dieta rica em açúcar, sal e refrigerantes, excesso de cafeína e consumo de álcool.

Conclusão

O magnésio é um mineral essencial ao bom funcionamento do organismo que, quando não consumido em quantidade suficiente, vai não só evitar que ganhes massa muscular como vai também afetar negativamente funções fundamentais do teu organismo.

Bons treinos!

Os comentários estão fechados