Qual é a melhor hora para treinar?

Qual é a melhor hora para treinar?

A melhor hora para treinar é o que dela fazemos!

Muita tinta já correu sobre este assunto. De um lado, temos os que defendem que treinar de manhã é a melhor estratégia para o sucesso, porque o nosso corpo não está cansado. Do outro, temos os que juram que ao final da tarde é que é bom. Hoje vamos descobrir quem está correto.

Os benefícios de treinar de manhã

Treinar ao início do dia é uma excelente estratégia para manter a consistência dos treinos. Ao treinar de manhã, libertamos o dia para outras obrigações e evitamos que as tarefas diárias e o trabalho se intrometam no nosso treino. Treinar após um dia de trabalho exigente é, por vezes, complicado. De manhã estamos frescos e prontos para atacar um novo treino.

Treinar de manhã é também a melhor forma de começar o dia com energia e foco nos teus objetivos. É por isso que as pessoas mais bem sucedidas do mundo preferem treinar de manhã. Quem já treinou de manhã sabe que há poucas sensações tão saborosas como terminar um treino e ainda ter todo o dia pela frente, para cumprir o resto dos nossos objetivos.

Por fim, treinar de manhã tem um impacto positivo no nosso sono, contrariamente ao treino tardio que pode ter um efeito disruptivo devido à adrenalina libertada durante treino.

Os benefícios do treino ao final da tarde

Caso não sejas uma pessoa madrugadora, e a ideia de acordar às 6 da manhã te cause um suor frio, temos boas notícias: Estudos sugerem que temos uma maior tendência para ter uma melhor performance, principalmente em treino de alta intensidade, mais ao final do dia.

Vários estudos garantem que a nossa força e flexibilidade são maiores durante a tarde e que a perceção que temos sobre a dificuldade do treino é menor. Estes efeitos são atribuídos ao nosso ritmo circadiano, o nosso relógio biológico que faz com que a nossa temperatura corporal aumente ligeiramente durante o dia, tendo como pico o final da tarde.

Conclusão:

Mais importante do que a melhor hora para treinar é a consistência com que treinamos. O nosso corpo tem a capacidade de se adaptar para melhorar a performance a qualquer hora do dia, para isso basta seres consistente com uma hora de treino e o nosso relógio biológico irá adaptar-se para que o teu corpo atinja a sua performance máxima a essa hora.

Não te esqueças também que, de acordo com os teus objectivos e intensidade dos exercícios, deves procurar os suplementos que te ajudem nas várias fases do treino – pré, intra e pós.

Bons treinos.

Gostou deste artigo?

Obrigado pela avaliação

Produtos relacionados