Suplemento MSM

beneficios do suplemento MSM
Junta-te à conversa

O que é e para que serve o suplemento MSM

Conhecido também como metilsulfonilmetano, o MSM é uma forma orgânica de enxofre, que é um componente importante do organismo de todos os seres vivos e o terceiro mais importante no corpo humano.

O MSM é normalmente produzido pelo organismo. Porém, é também de adquirir esta substância através da alimentação e suplementação, uma vez que nem sempre as quantidades produzidas naturalmente são suficientes para o organismo funcionar correctamente.

Quem pratica desporto de resistência ou de longa duração deve ter em especial o suplemento MSM, uma vez que além de ser necessário suprir a sua carência no organismo, vai auxiliar na reposição de vitaminas e minerais perdidos durante os treinos e competições.

Principais ações e benefícios do suplemento MSM no nosso organismo

Efeito antioxidante

O MSM é um poderoso antioxidante capaz de agir contra os radicais livres, através do fornecimento de enxofre aos antioxidantes naturais do nosso organismo. E ainda potencializa os efeitos de micronutrientes, como a Vitamina C, E e o selénio.

Desintoxicante

Além de ser um antioxidante o MSM é também um excelente desintoxicante, reduzindo as toxinas presentes no corpo e dissolvendo compostos problemáticos para o nosso organismo.

Melhora a absorção de vitaminas

Uma das funções mais importantes do MSM é a de potencializar a absorção de vitaminas, em especial do complexo B e a vitamina K.

Ajuda a diminuir alergias

O MSM tem um efeito dissuasivo dos sintomas das alergias, reduzindo principalmente os sintomas das alergias respiratórias, alimentares e de pele.

 

Tratamento de dores musculares

Os benefícios na recuperação muscular estão também comprovados, muito devido à sua função antioxidante. O MSM reduz o dano causado aos músculos pelo treino e ajuda a recuperar as células do tecido muscular que são quebradas durante o exercício. Pela mesma razão, esta substância previne e reduz a incidência de cãibras.

Fontes de MSM

Dentro da alimentação as principais fontes de MSM são os laticínios, maçãs, fígado de frango, brócolos, milho, café, couve flor, couve de Bruxelas, agrião, lentilhas, feijão, ovos e fruta.

Como suplementar

A dose ideal depende do corpo, do tipo de atividade física e do desgaste a que é sujeito o corpo. A dose pode ir de 800mg a 3 gramas dependendo da pessoa.

Este suplemento deve ser tomado com água, cerca de 30 minutos antes das refeições.

Bons treinos

 

Os comentários estão fechados